quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Carta de Aparecida 2011



Dia Nacional do Aposentado - 2011
CARTA DE APARECIDA

A cada janeiro, os aposentados e pensionistas de todo o país se reúnem aos pés da Mãe Aparecida para agradecer as muitas graças recebidas no ano anterior e renovar as nossas esperanças para novas caminhadas.

Assim celebramos o Dia Nacional do Aposentado e Pensionista, em Aparecida / SP, como um direito assegurado por lei e, muito mais, com o profundo sentimento de gratidão e de fé.

Somos uma brava gente que ajudou a construir essa grande nação chamada Brasil. Formamos os homens de hoje e participamos efetivamente da formação do amanhã, que queremos mais justo, com paz e prosperidade para todos, onde haja equilíbrio social, econômico e ambiental.

Quanto aos direitos previdenciários, queremos tão somente o cumprimento da retidão, dos princípios, garantias e vantagens asseguradas originalmente pela Constituição da República de 1988.

Por direito e por justiça reivindicamos:
1.            Reajuste anual único para todos os benefícios e igual ao do Salário Mínimo;
2.                   Recuperação do valor dos benefícios ao mesmo número de salários da data da concessão (PL 4.434);
3.            Fim do fator previdenciário, com a derrubada do veto ao PL 3.255/02;
4.            Retorno da administração quadripartite com poderes deliberatórios para o CNPS;
5.            Derrubada do veto ao reajuste de 2006, com a concessão de 11,66% retroativos;
6.            Emenda constitucional 29, que prevê mais recursos para a saúde e
7.            Fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU).

Superando aqueles que destratam a Previdência Social Pública, comprovamos a todo país que não há e nunca houve rombo algum nas contas da Previdência, conforme afirmativas do próprio Governo Federal. Ao contrário, sempre há e houve superávit, regularmente desviado para outros fins. Portanto, há dinheiro para atender tais pleitos.

O Brasil é hoje a oitava maior economia do mundo. Possuímos a quinta maior população do planeta. Vencemos a grave crise financeira internacional de 2008.  A multiplicação da produtividade e da lucratividade em todos os setores, há décadas, é incorporada por empresas e governos que, por isso, têm recordes históricos de faturamento e de arrecadação. Essa pujança se reflete timidamente na melhoria dos indicadores sociais, sendo inadmissível, portanto, que 5,3 milhões de famílias ainda vivam na “pobreza absoluta”, conforme dados oficiais.

A posse da primeira mulher como presidente do Brasil reacende as esperanças de um diálogo franco e que a União assuma claramente a opção a favor dos pobres.  Que o Congresso Nacional renovado  cumpra de fato seu papel como legítimo representante da população. É preciso coragem e coerência. Não se curvar pela corrupção.  

Nós, os  aposentados, pensionistas e idosos, estamos firmes na caminhada por um novo Brasil. Oxalá avancemos neste ano a construir um país verdadeiramente de todos os brasileiros, com as mudanças profundas que isto implicará, na direção da justiça  social, com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida.


Aparecida / SP – 30/01/2011




APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BRASIL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário