quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

COBAP critica planos de saúde privados e defende saúde pública

Por Maurício Oliveira e Lívia Rospantini

Em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira, 6, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão, colocou em debate a questão dos Planos de Saúde Privados.
Na ocasião, o vice-presidente da COBAP Moacir Meirelles, fez diversas críticas aos planos de saúde privados pelo mau atendimento e preços elevados. “Cerca de 70% dos aposentados ganham até um salário mínimo, portanto, não possuem renda para adquirir um plano de saúde de boa qualidade”, avaliou Meirelles. O vice também apontou que mesmo dentro da população que possui um plano de saúde privado o mau atendimento vem causando muitos transtornos em todo o país.
Segundo dados do Caderno de Informação da Saúde Suplementar da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), no Brasil apenas 11% dos aproximadamente 50 milhões de beneficiários de planos de saúdeprivados são idosos. A pesquisa da ANS também revelou que a taxa de cobertura de assistência médica é de apenas 23% em todo país.

Além da má qualidade da saúde privada, Meirelles fez questão de frisar a necessidade de se investir na saúde pública. “A má qualidade da saúde privada está em evidência por causa da lamentável morte do secretário de recursos humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, devido a um infarto agudo sem obtenção de socorro, porém inúmeras mortes dessa forma ocorrem todos os dias na rede pública”, disse o vice da COBAP. 

FONTE: COBAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário