Por Luiz Legnâni – Secretário Geral da COBAP
Na última terça-feira, 10, se reuniram os ministros da Fazenda- Guido Mantega, Previdência Social –Garibaldi Alves , Relações Institucionais- Ideli Salvatti e outras autoridades para discutir alternativa ao Projeto de Lei 3.299/2008, sobre a proposta de aposentadoria de acordo com a soma do tempo de contribuição e da idade para mulheres 85 e para homens 95 anos, que tramita na Câmara e deverá ser votado no próximo mês depois do recesso parlamentar.
Também foi discutida outra proposta elaborada pelo Ministério da Previdência Social que fixa a idade mínima 60 e 65 anos para mulheres e homens respectivamente levando em conta a expectativa de vida .
A COBAP considera razoável a proposta 85/95 , podendo se aposentar antes ou depois desse total de tempo , descontando 2 % ao ano caso aposente antes ou aumentando 2 % ao ano se continuar trabalhando . Não concordamos com a idade mínima,porque o trabalhador pobre será prejudicado, considerando que entra no mercado de trabalho muito cedo enquanto muitos com melhores condições financeiras entram mais tarde no mercado de trabalho, depois de concluir os estudos.
FONTE: COBAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário