quarta-feira, 29 de junho de 2011

Defensoria prepara ação civil para garantir revisão no Rio

Após estado ter sido excluído, segurados do INSS com direito ao teto estão sem proteção

POR LUCIENE BRAGA
Após a reforma da liminar que obrigava o INSS a pagar a revisão do teto dos benefícios entre 1988 e 2003 a todos os segurados do País, válida agora só em São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Defensoria Pública da União no Rio (DPU-RJ) decidiu entrar com ação civil pública, até terça-feira da semana que vem, para assegurar o direito dos aposentados no estado. O defensor público federal André Ordacgy vai requerer a abrangência nacional da medida, sob o argumento do Princípio da Isonomia.
Em último caso, ele pedirá que a medida que obriga o INSS a quitar sua dívida com os aposentados que tiveram o direito reconhecido desde setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) vigore ao menos nos estados do Tribunal Regional Federal (TRF 2ª Região) — Rio e Espírito Santo. Co-autor da ação vitoriosa em São Paulo, o presidente do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical, João Batista Inocentini, pretende entrar como co-autor no Rio.
Autor da ação civil pública em nome da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Rio que já está na Justiça Federal do Rio aguardando julgamento, Carlos Henrique Jund afirma que a ação deverá ser distribuída para a mesma juíza. “Trata do mesmo tema. Nós esperamos o julgamento em breve”, aposta o advogado.
Ontem, na reunião do grupo de trabalho sobre assuntos relacionados a aposentados e pensionistas, em Brasília, era esperado que os representantes do governo falassem sobre a proposta de pagamento. “Não houve tempo. O assunto ficou para o final, mas a resposta foi a mesma: o ministro (da Previdência) Garibaldi Alves Filho aguarda posição do ministro (da fazenda) Guido Mantega”, disse o representante da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), o economista Maurício de Oliveira.
Faaperj faz assembleia para explicar a reaposentadoria
A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Rio (Faaperj) convoca segurados do INSS que já se aposentaram e permaneceram no mercado de trabalho ou voltaram à ativa para participar de assembleia amanhã, às 10h, em sua sede.
O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o processo de reaposentadoria — renúncia da primeira aposentadoria com acréscimo das contribuições posteriores à concessão do benefício para elevar a nova aposentadoria.
Segundo a Faaperj, ao iniciar campanha para entrar na Justiça pelas ações do teto, observou-se que muitos aposentados que trabalham para complementar a renda não conheciam essa possibilidade de elevar o benefício.
Aposentadoria com digitais
Na reunião de ontem, representantes da Previdência fizeram exposição sobre preocupações com concessão fraudulenta de benefícios. Entre as medidas de proteção, eles confirmaram reforço à informatização e anunciaram que o INSS só vai conceder benefício após conferir impressões digitais, porque 83% das fraudes são decorrentes de documentação falsa.
O Registro de Identificação Civil, que permite impressões digitais, vai comparar as impressões, para evitar os documentos falsos. Outra medida é um “arrastão” da Força Tarefa — que reúne pessoal do INSS, MPF e Polícia Federal — em visitas-relâmpago para identificar nomes e pessoas, além de fazer prisões e autuações especialmente nos municípios menores, sem muito controle.
FONTE: JORNAL O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário