Em audiência pública realizada nesta quinta-feira, 1°, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, a COBAP reafirmou seu repúdio ao veto presidencial de aumento real dos aposentados, defendeu o fim do fator previdenciário e se posicionou contra a desoneração da folha que vai retirar mais dinheiro da Previdência Social para financiar alguns setores industriais.
Além disso, a COBAP defendeu a mobilização das bases e a unificação do movimento sindical para fazer pressão nas ruas em defesa das propostas de interesse dos trabalhadores ativos e aposentados. Foi consenso na audiência que o fator previdenciário é nocivo a todos os trabalhadores e que deve ser extinto. Com relação ao veto, o Secretário de Previdência Social, Leonardo Rolim, representando o ministro Garibaldi Alves, afirmou que o Ministério da Previdência Social continua aberto às propostas de aumento real para os aposentados e que isso será discutido oportunamente.
O tema da desoneração da folha também foi muito debatido e todos se manifestaram contrários às medidas do governo de penalizar ainda mais os recursos da previdência. Outro ponto de consenso, inclusive pelo representante do governo, foi de que a Previdência não tem déficit e que a seguridade social é superavitária, para acabar de uma vez por todas com as mentiras veiculadas na mídia.
As federações também se manifestaram em defesa da Seguridade Social e da previdência pública e contra todos os tipos de reformas que venham a reduzir os direitos sociais dos aposentados, pensionistas e dos trabalhadores da ativa.
Representantes das Federações de Aposentados e Pensionistas de Alagoas, São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estiveram presentes na audiência presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
FONTE: COBAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário