O retorno da mobilização pública contra o Fator Previdenciário aconteceu na manhã desta segunda-feira, 27, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, presidida pelo senador Paulo Paim. A COBAP e outras entidades que defendem os aposentados e pensionistas também defenderam o mesmo percentual de reajuste do salário mínimo para os benefícios previdenciários.
Entre os convidados do debate, participou o representante do Ministério da Previdência Social, Dénisson Almeida Pereira, que apresentou um estudo comparativo com outros países exaltando o sistema previdenciário brasileiro e a necessidade do fator para que ele se mantenha. Na oportunidade, o representante da COBAP Nelson Osório lembrou que em outros países, muitas vezes, o sistema não é contributivo, ou seja, o trabalhador não paga a Previdência através de seu salário durante todos os anos trabalhados.
Em coro com Paim, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) fez duras críticas ao Fator, portanto questionou a posição do PT, que está há nove anos no poder e ainda não resolveu a situação.
FONTE: COBAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário