segunda-feira, 2 de abril de 2012

Grito dos Aposentados reúne 5.000 e tumultua avenidas de São Paulo

FAPESP organizou um dos melhores manifestos da história da categoria

Sucesso! Essa palavra define perfeitamente o"1º Grito dos Aposentados", realizado na manhã de 29 de março na capital paulista. Cerca de 5 mil pessoas lá estiveram. Caravanas vieram de todas as regiões do estado. Também foi registrada a presença de ônibus de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de dirigentes de outros estados.
Concentrada desde cedo no Campo da Bagatelli, a multidão de aposentados saiu às 10 horas pelas avenidas Santos Dumont, do Estado e Cruzeiro do Sul, na região Norte. A manifestação gerou diversos engarrafamentos.
“A nossa indignação com o tratamento que o governo federal dá aos aposentados está cada vez maior. A passeata foi um sucesso porque refletiu o tamanho da nossa indignação”, disse Antônio da Silva, presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo.
Os diretores da COBAP e presidentes de federações estiveram a frente da peregrinação.  O protesto foicriativo, lembrando até os antigos desfiles de carnaval. Um carro abre-alas chamou a atenção das pessoas, pois carregava bonecos da presidente Dilma massacrando os aposentados e ajudando os empresários.
Logo atrás veio um carro com uma forca e um idoso com a corda no pescoço. O simbolismo foi forte e chocou muita gente. Também foram produzidas cabeças gigantes de Dilma, Sarney, Garibaldi, Michel Temer e Marco Maia, como forma de demonstrar a omissão dessas autoridades.
Por diversas vezes alguns policiais militares tentaram intimidar os aposentados, chegando até a empurrar ou ameaçar atropelá-los com motos. As ameaças foram em vão, pois os manifestantes fizeram prevalecer sua coragem e revolta.
O ponto alto da manifestação foi a presença de Dom Angélico, que marchou o tempo todo ao lado dos aposentados. Falando em nome da Igreja Católica, o Bispo fez uma oração no entrocamento das avenidas. Muitos se ajoelharam no asfalto defronte a cruz que era carregada pelos aposentados. Sem dúvida, foi um momento de muita emoção e devoção, que ficou registrado nos anais da história do movimento nacional de aposentados.
Veja no Facebook da COBAP algumas fotos deste grandioso ato de rua.



FONTE: COBAP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário