Por Maurício Oliveira – Assessor econômico da COBAP
Mais uma vez, os aposentados que recebem mais do que o salário mínimo não terão reajuste acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2012. A previsão está no projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), entregue pelo governo ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (13).
O documento da LDO está sendo enviado ao Congresso Nacional. Até o momento, o governo vem prevendo uma variação de 4,5% para a inflação (INPC) em 2013.
Cerca de nove milhões de aposentados ganham mais do que um salário mínimo. Para o salário mínimo, o reajuste proposto pelo governo federal será de 7,35% em 2013 (inflação + PIB), passando para R$ 667,75.
Essa política do governo, de conceder reajustes reais somente para os aposentados que ganham um salário mínimo, sem aumento acima da inflação para os que ganham mais do que disso, faz com que todas as aposentadorias se aproximem, com o passar do tempo, ao piso (salário mínimo).
A COBAP elaborou projeto de lei que regulamenta a manutenção do poder aquisitivo dos benefícios pagos pela Previdência Social, mantendo a correção dos beneficios superiores ao salário mínimo pelo maior índice, acrescido de 80% da média de variação do PIB dos dois anos anteriores.
A COBAP repudia mais essa injustiça do governo!
FONTE: COBAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário