quinta-feira, 12 de julho de 2012

Governo discute projeto que substitui fator previdenciário


Por Luiz Legnâni – Secretário Geral da COBAP
  
      Na última terça-feira, 10, se reuniram os ministros da Fazenda- Guido Mantega, Previdência Social –Garibaldi Alves , Relações Institucionais- Ideli Salvatti e outras autoridades para discutir alternativa ao Projeto de Lei 3.299/2008, sobre a proposta de aposentadoria de acordo com a soma do tempo de contribuição e da idade para mulheres  85 e para homens 95 anos, que tramita na Câmara e deverá ser votado no próximo mês depois do recesso parlamentar.
 
         Também foi discutida  outra proposta elaborada pelo Ministério da Previdência Social que fixa a idade mínima 60 e 65 anos para mulheres e homens respectivamente levando em conta a expectativa de vida .
          A COBAP  considera razoável a proposta 85/95 , podendo se aposentar antes ou depois desse total de tempo , descontando 2 % ao ano caso aposente antes ou aumentando 2 % ao ano se continuar trabalhando  . Não concordamos com a idade mínima,porque o trabalhador pobre será prejudicado, considerando que entra no mercado de trabalho muito cedo enquanto muitos  com melhores condições financeiras entram mais tarde no mercado de trabalho, depois de concluir os estudos.    


FONTE: COBAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário