segunda-feira, 2 de julho de 2012

Governo impõe idade mínima para acabar com fator


Após muito debate e acordo acerca da extinção do fator e da alternativa fórmula 85/95, que estabelece para a aposentadoria a soma de idade igual a 85 anos para mulheres e 95 para os homens, o governo anunciou que só aceita acabar com o fator com a implantação da idade mínima de aposentadoria – de 60 anos para mulheres e 65 para os homens.
 
A justificativa usada pelo governo é que a mudança causaria um impacto de R$ 35 bilhões em 10 anos, considerando o crescimento médio da economia de 2,5% ao ano e o INSS deixaria de economizar 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Para o presidente da COBAP, Warley Martins, “a economia da Previdência não deveria ser, de forma alguma, às custas da miséria dos idosos brasileiros, mas sim na não desoneração dos setores da indústria, no não endividamento dos bancos em cima da Previdência e nos gastos de grandes obras públicas”.
 Durante mais de três anos de negociação, que foi estendida desde o governo Lula, a COBAP apresentou estudos comprovando que caso não haja o pagamento indevido de contas que não pertencem à Previdência, não existe o menor risco de déficit. Além disso, a entidade repudia o posicionamento do governo, que obriga o trabalhador menos favorecido que precisa trabalhar desde a adolescência, a trabalhar mais tempo obrigatoriamente.

FONTE: COBAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário