INSS deve seguir lógica de acordos passados para quitar dívida com inativos de 91 a 2003
POR ALINE SALGADO
Aposentados que contribuíam sobre o teto previdenciário no período de 1991 a 2003 e foram prejudicados pelas emendas terão de segurar a ansiedade por mais alguns dias. Só com o parecer da Advocacia Geral da União (AGU) é que o INSS divulgará quando e de que forma serão iniciados os pagamentos.
Horário da Central 135 volta ao normal
Com o término do horário de verão, à meia noite de amanhã, a Central 135 da Previdência Social volta a atender, em todo o Brasil, das 7h às 22h. Desde outubro, quando o horário especial entrou em vigor, o serviço estava funcionando das 8h às 23h.
Aos domingos, a central funciona apenas para atendimento eletrônico. Para falar com um atendente, trabalhadores, aposentados e pensionistas devem ligar de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se feita de um telefone fixo, e tem o custo de uma chamada local, se for realizada de celular.
O segurado que liga para a Central 135 ouve uma gravação informando menu com três opções. A primeira delas é falar diretamente com um atendente (teclando o número 1). Assim, é possível obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir em uma agência fazer perícia médica, requerer benefício ou obter o documento chamado Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
A segunda opção é o atendimento eletrônico (teclando 2). O usuário pode consultar data e hora da perícia médica agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC. A terceira e última opção (teclando 3) é fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados à Ouvidoria.
Com o término do horário de verão, à meia noite de amanhã, a Central 135 da Previdência Social volta a atender, em todo o Brasil, das 7h às 22h. Desde outubro, quando o horário especial entrou em vigor, o serviço estava funcionando das 8h às 23h.
Aos domingos, a central funciona apenas para atendimento eletrônico. Para falar com um atendente, trabalhadores, aposentados e pensionistas devem ligar de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita, se feita de um telefone fixo, e tem o custo de uma chamada local, se for realizada de celular.
O segurado que liga para a Central 135 ouve uma gravação informando menu com três opções. A primeira delas é falar diretamente com um atendente (teclando o número 1). Assim, é possível obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir em uma agência fazer perícia médica, requerer benefício ou obter o documento chamado Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
A segunda opção é o atendimento eletrônico (teclando 2). O usuário pode consultar data e hora da perícia médica agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC. A terceira e última opção (teclando 3) é fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados à Ouvidoria.
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