segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Missa dos Aposentados reabre campanha de combate à hanseníase



Por Livia Rospantini


         Celebrada pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Dom Dimas Lara, a Missa dos Aposentados realizada na Basílica de Aparecida – SP na manhã do último domingo, 30, foi um misto de fé, emoção e solidariedade. Isso porque este ano, além da incansável luta pelos direitos dos aposentados e pensionistas brasileiros, a COBAP abriu as portas para a reabertura da campanha nacional de combate a hanseníase.Após o tradicional ato religioso, mais de mil pessoas seguiram para o auditório da Basílica onde puderam manifestar as necessidades e injustiças sofridas pelos aposentados.
       Atuantes nas causas da categoria, os deputados federais Marcelo Ortiz, Cleber Verde e Arnaldo Faria de Sá participaram do evento. “É uma falta de vergonha que os políticos aumentem seus próprios salários em até mais de 100% e para os aposentados nada”, lembrou o deputado Arnaldo Faria de Sá.Líderes das Federações de Aposentados de quase todos os estados brasileiros insistiram que vão permanecer na luta. O presidente da COBAP, Warley Martins, lembrou que hoje há manifestos em todo País. “Nossas lideranças mobilizam aposentados em todo o Brasil e embora não tenhamos chegado a nossos objetivos, foram essas mobilizações que conquistaram alguns avanços”, disse o presidente.
 Hanseníase 
      Integrante do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, através do conselheiro Geraldo Adão, a COBAP inseriu no ato de Aparecida a reabertura da campanha de combate à hanseníase. O ministro da saúde Alexandre Padilha falou aos participantes sobre a importância da conscientização da cura da doença. “Precisamos de atos como este para debater sobre a doença, alertar sobre o diagnóstico precoce e a cura. Estabelecer essa parceria com a COBAP fortalece nossa campanha”, afirmou o ministro.
      O coordenador nacional do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), Arthur Custódio, falou sobre cura e tratamento da doença, “Hoje o Sistema Único de Saúde oferece tratamento da hanseníase e, diferentemente do que pensam, as pessoas não precisam mais ficar isoladas durante o tratamento”, disse Arthur Custódio que explicou que o diagnóstico precoce é de extrema importância. “Manchas na pele e formigamento em locais isolados podem ser sintomas de hanseníase”. O conselheiro da COBAP, Geraldo Adão e o secretário geral da CNBB também integram o time da campanha.
       Além da COBAP, organizaram a Missa dos Aposentados as Federações de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário