quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Brasil comemora 30 anos da Lei do Dia Nacional do Aposentado


Ex-deputado Benedito Marcílio, autor do projeto, tornou-se um ícone dos aposentados e trabalhadores
Por Richard Casal - COBAP
Milhões de brasileiros estarão comemorando no próximo dia 24 de janeiro a vigoração da Lei nº 6.926 que criou o Dia Nacional do Aposentado. Esse projeto de lei foi apresentado na Câmara Federal no dia 26 de junho de 1979 pelo deputado Benedito Marcílio.
Para obter a aprovação do projeto, foi necessário um grande esforço do autor, que subiu diversas vezes à tribuna para ressaltar a importância da fixação de uma data especial aos aposentados brasileiros. Nos bastidores, Marcílio teve que articular com dezenas de deputados e senadores. Após passar por todas as comissões da casa, a proposta foi encaminhada ao Senado Federal, onde também foi aprovada. Somente em 30 de julho de 1981 o presidente da República, general João Batista Figueiredo, assinou a Lei e instituiu oficialmente o Dia Nacional do Aposentado no Brasil.
Durante 30 anos, milhões de aposentados comemoraram a data de diversas formas, com manifestações de ruas, celebrações religiosas, protestos, reuniões, plenárias, atos cívicos, paralisações e eventos.
O pai do Dia Nacional do Aposentado não é mais deputado federal, mas continua ativo na política. Benedito Marcílio, hoje filiado ao PTB, é suplente de vereador na cidade de Santo André/SP. Ele preside a Associação dos Aposentados do Grande ABC e é vice-presidente da Federação do Estado de São Paulo.
Aos 72 anos de idade, Marcílio tornou-se um verdadeiro símbolo da luta sindical e dos aposentados. Sua saúde não é mais a mesma dos velhos tempos, mas seus ideais continuam éticos e perseverantes. Grata com as conquistas do seu grande guerreiro, a COBAP estará homenageando-o no dia 30 de janeiro em Aparecida do Norte.
"Tive a honra e o privilégio de suceder o mestre Marcílio na FAPESP e na COBAP. Aprendi muito com este homem. Nós aposentados seremos eternamente gratos a esse grande líder", disse o amigo Warley Martins, atual presidente da Confederação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário